quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AGU economiza mais de R$ 30 milhões ao afastar pagamentos indevidos em ação movidas por servidores públicos de Pernambuco


AGU      -     21/08/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou aos cofres públicos a economia de R$ 30.360.333,20 ao demonstrar, na Justiça, que houve erros nos cálculos de vários processos envolvendo em ações movidas por servidores públicos federais de Pernambuco.

A suspensão dos pagamentos indevidos foi obtida pelos advogados da AGU que atuam na Procuradoria-Regional da União da 5ª Região (PRU5). Eles utilizam o resultado do trabalho desenvolvido pelos servidores do Núcleo Executivo de Cálculos e Perícias (Necap) por meio do projeto "Sucesso Calculado", criado pela Procuradoria-Geral da União (PGU) e implementando em Pernambuco em dezembro de 2012 com objetivo de revisar todos os pagamentos determinados pela Justiça contra a União.

O Necap refaz todos os cálculos dos processos somente depois o transito em julgado da ação, e os equívocos são apresentados à PRU5 para mover ação de revisão dos valores de pagamentos determinados pela decisão judicial. Há situações em que o valor atribuído apresenta erro de cálculo de mais de 60% do valor.

Existem casos em que a revisão dos valores é feita já na ação de execução, isso porque, todos os processos que envolvem pagamentos feitos pela União são analisados pelos servidores do Necap, antes de efetivar a inscrição do valor em precatórios e nas Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

O novo cálculo é feito com base na quantia solicitada pelo servidor público na petição inicial e no valor determinado pela decisão judicial definitiva, com base nos índices econômicos atualizados.

Ao todo, foram analisados 765 processos e a maioria envolve servidores públicos que solicitam a inclusão de gratificações e correções monetárias nas remunerações. As ações englobam desde a discussão de atos administrativos e contratos até a anistia de ex-empregados públicos.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra