segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Câmara deverá corrigir irregularidades em folha de pagamento


BSPF     -     19/08/2013




Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) na folha de pagamentos da Câmara dos Deputados identificou irregularidades que correspondem a 18% do valor total da folha, equivalente a R$ 517 milhões de reais por ano. Entre as falhas estão: acumulação ilegal de cargos por servidores, casos de incompatibilidade de jornadas de trabalho, além de irregularidades na remuneração. Uma das situações refere-se à progressão remuneratória. A Câmara adotou para técnicos legislativos padrões reservados, por lei, a analistas. A medida foi adotada por meio de resolução, o que só poderia ser feito por lei específica.

Além desses, foram identificados casos de servidores que desempenham funções comissionadas e cumprem jornada inferior à obrigatória, com remuneração integral. O TCU determinou medidas para a correção das irregularidades.  Para o presidente do Tribunal, ministro Augusto Nardes, “toda ação que favoreça o uso regular e legal dos recursos públicos deve ser perseguida por todos os poderes e o Legislativo é um grande responsável por dar exemplo de boa gestão”.

Para os casos de remuneração acima do limite constitucional, o TCU determinou à administração da Câmara que providencie a regularização dos pagamentos, considerando a parcela da remuneração referente ao exercício de função comissionada ou cargo em comissão. Segundo o relator, ministro Raimundo Carreiro, “não merecem acolhida as razões apresentadas pela administração da Câmara dos Deputados, não devendo ter continuidade a exclusão da retribuição pelo exercício de cargo ou função comissionada da base de cálculo do teto constitucional”.

Outra impropriedade refere-se à incorporação da Gratificação de Atividade Legislativa (GAL) à remuneração do servidor pelo maior valor, pago aos que exercem função comissionada. O TCU determinou que o servidor receba apenas pelo valor do cargo que exerce e que a incorporação à remuneração de novos servidores seja interrompida, por ser incompatível com a legislação. A GAL foi criada para retribuir serviços prestados durante as sessões conjuntas do Congresso Nacional e extraordinárias da Câmara dos Deputados, realizadas fora do horário normal do expediente.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra