quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consultoria capacita servidores do Ministério dos Transportes sobre Regime Diferenciado de Contratações


AGU     -     01/08/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) promoveu, nesta quarta-feira (31/07) a capacitação dos servidores do Ministério dos Transportes sobre as diretrizes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O curso foi promovido pela Consultoria Jurídica da União junto ao órgão (Conjur/MT) e contou com a participação de 80 funcionários públicos do ministério, entre assessores, engenheiros, analistas de infraestrutura, técnicos administrativos, além de membros da Consultoria Jurídica.

O treinamento abordou as regras de utilização do RDC, apresentou a fundamentação jurídica do regime e esclareceu as principais dúvidas dos servidores sobre o tema. Foi ministrado pelo advogado da União Ronny Charles Lopes de Torres, e contou com a participação das advogadas da União, Andreia Sabião de Siqueira e Taísa Ferreira Palmeira.

De acordo com o palestrante "a intenção foi dar uma abordagem panorâmica sobre o novo regime, com aprofundamento dos pontos polêmicos, auxiliando tanto os agentes que desconhecem o RDC, como aqueles que têm dúvidas específicas sobre os pontos mais polêmicos".

Instituídas pela Lei nº 12.462/2011, as novas regras de contratações públicas, estabelecem em casos específicos, a redução no tempo das licitações e aceleração da realização de obras, como as exigidas para a Copa do Mundo de 2014 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Além desses eventos, o RDC autoriza a contratação diferenciada para projetos de infraestrutura e serviços nos aeroportos das capitais com distância de até 350 km das cidades sedes das competições. Ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) também estão previstas entre as permissões de utilização do Regime Diferenciado de Contratação.

A Conjur/MT tem buscado oferecer aos servidores do Ministério a capacitação adequada em áreas de atuação do órgão. Um desses cursos, realizou o treinamento dos funcionários públicos da Coordenação-Geral de Recursos Humanos. Como resultado desse trabalho, houve significativa diminuição no número de ações judiciais relacionadas às atividades do setor de pessoal da Instituição.

Segundo o advogado da União e Consultor Jurídico no MT, Arthur Cerqueira Valério eventos como esses "demonstram a importância de uma atividade consultiva preventiva, com o intuito de orientar os gestores e proporcionar maior segurança jurídica na implementação e execução das políticas públicas e das atividades administrativas cotidianas".

O curso foi realizado na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília-DF e teve carga horária de 4 horas. Além do treinamento presencial, os servidores receberam, também, uma apostila com as principais regras estabelecidas pelo RDC.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra