quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ficha Limpa no Senado


Leandro Kleber
Correio Braziliense      -      08/08/2013




A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou ontem a proposta que estabelece como critério de contratação nos gabinetes da Casa as restrições impostas pela Lei da Ficha Limpa — que já vale para candidatos a cargos eletivos. Pelo texto, pessoas com condenações em instância judicial colegiada não poderão ocupar cargos comissionados nos gabinetes, nas lideranças partidárias e na Mesa da Casa. O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade na CCJ, em menos de cinco minutos, e segue agora para análise da Mesa Diretora, para depois ir ao plenário da instituição. A medida está no pacote de propostas que os parlamentares anunciaram em reação às manifestações populares que se iniciaram em junho.

Na semana passada, o Senado já havia aprovado projeto semelhante, que exige ficha limpa para o ingresso no serviço público, incluindo cargos efetivos e comissionados. A proposta de emenda à Constituição (PEC), que ainda terá de ser analisada pelos deputados, valerá para os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas esferas federal, estadual e municipal.

Pelo projeto aprovado ontem na CCJ, o senador terá de indicar formalmente ao diretor-geral da Casa o nome das pessoas que preencherão os cargos desejados, já observando os critérios da Lei da Ficha Limpa. “É uma matéria muito simples, mas de grande significado. O que se quer é que prevaleça nos gabinetes aquilo que aprovamos para todos os servidores públicos, nos Três Poderes”, afirmou Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da matéria.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra