sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fiscais federais agropecuários encerram paralisação geral à meia-noite de sábado


Agência Brasil     -     30/08/2013




Brasília – Os fiscais federais agropecuários encerrarão à meia-noite de sábado (31) a paralisação geral que dura desde quinta-feira (29) e retornarão à operação padrão iniciada pela categoria no último dia 16 de agosto. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Wilson Roberto de Sá, somente os fiscais do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e parte dos funcionários do Paraná não aderiram à convocação para cruzar os braços por 48 horas.  Segundo o sindicalista, a greve da categoria tem 92% de adesão e está prevista uma nova paralisação geral na próxima semana. Ele também promete mais protestos. 

Os fiscais agropecuários reivindicam o fim do que consideram indicações políticas para cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Eles são contrários à nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para a secretaria de Defesa Agropecuária e do executivo Flávio Braile Turquino, que era vinculado à empresa Big Frango, para a direção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. A nomeação de Turquino, que ainda não tomou posse, foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (23).

Segundo Wilson Roberto de Sá, Figueiredo não teria o perfil técnico necessário ao cargo e Turquino não poderia ocupar um posto de fiscalização de empresas alimentícias por pertencer à iniciativa privada. De acordo com ele, a categoria só vai se desmobilizar após o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, revogar as nomeações que acreditam ser inadequadas. 

Os fiscais agropecuários querem ainda o repasse de recursos para suas atividades diárias, que não teria ocorrido em agosto.“Está faltando combustível nos nossos carros no Rio de Janeiro”, diz Wilson de Sá. Outra reivindicação é a ampliação do número de vagas em concurso para contratar 172 novos fiscais, cujo edital deve ser publicado em setembro. O presidente da Anffa Sindicaldiz que, até o momento, o Mapa não acenou com a possibilidade de se sentar à mesa para debater os assuntos.

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no início da noite. Segundo a assessoria de comunicação da pasta, o ministério não se pronunciará por enquanto sobre a operação padrão dos fiscais nem sobre as alegações a respeito de nomeações políticas e contingenciamento de despesas. De acordo com a assessoria, não há prazo para um posicionamento.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra