domingo, 25 de agosto de 2013

Fundações estatais de direito privado


BSPF     -     25/08/2013




Para preocupação dos trabalhadores em serviço público e do movimento sindical em geral, pode entrar na pauta de votação da Câmara Federal ainda esta semana o Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07, que cria as fundações estatais de direito privado.

De autoria do Poder Executivo, o PL permite que as fundações estatais de direito privado atuem no desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos, que não sejam exclusivas do Estado e não exijam o exercício do poder de autoridade.

É prevista ainda no PLP, a gestão dos Hospitais de Ensino através da mudança da natureza jurídica dos hospitais, possibilitando inclusive a contratação de pessoal para as fundações estatais de direito privado de acordo com as regras previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas e não mais pelo regime jurídico único.

De acordo com o o secretário de Serviço Público e do Trabalhador Público da CTB, João Paulo Ribeiro, os sindicalistas defendem a contratação de pessoal aprovado em concurso público e do quadro das universidades federais de ensino.

“A aprovação do projeto significa a privatização do setor. Reforçamos nossa bandeira por  Serviços Públicos de qualidade,  pautado por uma política de Estado socialmente forte que cumpra com seu papel, garantindo plenamente os direitos à cidadania para todos”, destaca João Paulo, que também é dirigente da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra Sindical).

Para a CTB este modelo administrativo está na contramão do crescimento e fortalecimento do Estado Brasileiro. Para alcançar desenvolvimento, áreas estratégicas como educação, pesquisa, saúde, reforma agrária, ambiente, cultura, devem continuar responsabilidade do Estado, com financiamento e gestão pública.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra