BSPF - 22/08/2013
Após a ANS anunciar suspensão da venda de planos de saúde,
operadoras recorreram à Justiça, que determinou a revisão dos cálculos das
reclamações de usuários
A Agência Nacional de Saúde - ANS anunciou, nesta
terça-feira, 20 de agosto, a suspensão da venda de novos planos de saúde de 26
operadoras, entre elas, a Geap, opção de muitos Auditores-Fiscais do Trabalho e
dependentes. A decisão é resultado de um monitoramento da ANS sobre as
operadoras dos planos, que leva em conta as reclamações dos usuários sobre
atraso na marcação de consultas e procedimentos e a negativa em coberturas. A
suspensão da venda vale a partir da próxima sexta-feira, 23 de agosto.
O Sinait entrou em contato com a assessoria da Geap, que
informou que o atendimento continua normal em todo o país e que a Fundação está
buscando informações junto à ANS para verificar o que motivou a sua inclusão
entre os planos suspensos. Segundo a assessoria, a Geap cumpre rigorosamente
todas as exigências da ANS e, caso haja alguma irregularidade, será
imediatamente sanada.
A seguinte nota foi colocada no site da Geap:
“Atendimento continua normal
A GEAP está averiguando a ocorrência de eventual
descumprimento de prazo que motivasse a decisão da Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) de suspender os seus planos de saúde. Entretanto, é
importante destacar que o atendimento aos beneficiários continua normal em todo
o país.”
Decisão judicial
Algumas operadoras, em razão da decisão da ANS, entraram na
Justiça, e obtiveram liminar determinando que a ANS refaça alguns cálculos das
reclamações dos usuários devido à existência de reclamações que "não foram
objeto de análise", outras que ainda aguardam a "realização de
diligências" e ainda aquelas que não têm “obrigatoriedade de
cobertura" pelos planos, "até o julgamento definitivo do presente
agravo de instrumento". A ANS ainda não se pronunciou a respeito.