terça-feira, 13 de agosto de 2013

Greve no Dnit pode atrasar obras de infraestrutura


Jornal do Senado     -     13/08/2013




A situação dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), paralisados em todo o país desde 25 de junho, foi tema de audiência ontem na Comissão de Infraestrutura (CI), com representantes dos trabalhadores, da direção do Dnit e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os servidores, que reivindicam reestruturação do plano de carreira e equiparação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, recusaram o reajuste de 15,8% oferecido pelo governo. Os debatedores ressaltaram o temor de que a paralisação aumente os atrasos nas obras de infraestrutura da União.

Luiz Heleno Albuquerque Filho, representante da Comissão Nacional dos Servidores do Dnit, pediu o reconhecimento do trabalho desempenhado em uma área estratégica do Estado, assinalando o contraste entre a escassez de servidores e o aumento das atribuições do órgão. Ele lembrou que o Dnit tem sofrido com a aposentadoria de muitos funcionários e por oferecer uma carreira pouco atraente a concursandos.

Os servidores chegaram a vaiar Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, em resposta à afirmação de que o setor público paga salários acima da média. Porém, Mendonça admitiu a disposição do governo de estimular concursos públicos e negociar com servidores.

O presidente da comissão, Fernando Collor (PTB-AL), citou o “respeito ao servidor” por parte dos governos Lula e Dilma e mostrou-se confiante na sensibilidade do Poder Executivo às reivindicações.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra