segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais de três mil aposentados


Jornal de Brasília     -     19/08/2013




Nos últimos quatro anos, 3.113 servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) se aposentaram, segundo as contas da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps). Esse número corresponde a 10% dos servidores do órgão, que reúne 33 mil trabalhadores efetivos.

Cerca de oito mil na “fila”

O presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, explica que a reposição dos servidores não foi no mesmo ritmo: “Claro que não tivemos a reposição compatível da força de trabalho. A situação só não se tornou crítica porque há mais de oito mil servidores que já adquiriram as condições de se aposentar e não fazem, porque terão perdas na sua renda”.

Números

De acordo com a associação, 1.187 se aposentaram em 2010, 911 em 2011 e 913 em 2012. Este ano, até junho, foram 102 aposentadorias. A associação argumenta que não sabe como o órgão conseguiu manter padrões de produtividade e de eficiência numa rede de 1.500 unidades de atendimento, das quais 1.401 fixas, 85 para demandas judiciais e duas de teleatendimento, cinco móveis e flutuantes, 60 milhões de segurados e 31 milhões de beneficiários. Segundo o presidente da associação, o INSS já chegou a ter 55 mil servidores.

Governo insensível

A Anasps argumenta que o Ministério do Planejamento se mostra insensível às reivindicações da categoria. E que as agências têm recorrido à mão de obra de estagiários, por falta de servidores concursados.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra