terça-feira, 13 de agosto de 2013

Procuradorias asseguram validade de descontos de dias parados de servidores grevistas do DNIT em Roraima e Distrito Federal


AGU     -     13/08/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, decisão que autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a descontar da folha de pagamento os dias em que os servidores do órgão ficaram sem trabalhar, em razão de greve deflagrada pela categoria em 25 de junho de 2013.

O Sindicato dos Servidores Públicos no Distrito Federal (SINDSEP/DF) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (SINDSEF/RO) haviam conseguido uma decisão de primeira instância que impedia o DNIT de fazer os descontos. A liminar determinou, ainda, o pagamento dos valores eventualmente já descontados na folha de pagamento.

A AGU entrou com recurso contra a liminar que impedia o abatimento dos dias parados por causa da greve, sustentando que a decisão administrativa tem respaldo no princípio universal de que a remuneração pressupõe contraprestação de serviço.

Os procuradores explicaram que o movimento grevista implica na suspensão do contrato de trabalho, e o referido desconto tem justificativa na vedação do enriquecimento sem causa. O pagamento dos dias não trabalhados não é compatível com o ideal de Justiça, por não admitir que alguém seja beneficiado financeiramente indevidamente em sacrifício da União, representante legítima do interesse de toda a coletividade.

Além disso, a Advocacia-Geral argumentou que o Supremo Tribunal Federal já se manifestou em favor da legalidade do não pagamento dos dias parados por causa de movimentos grevistas. Trecho da defesa da AGU registrou que o "STF estabelece que a competência para o julgamento de conflitos envolvendo greves de âmbito nacional, como a deflagrada pelos servidores do DNIT é do Superior Tribunal de Justiça e, portanto, destacou a incompetência dos Juízos Federais de 1ª instância para julgamento das ações".

A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Departamento (PFE/DNIT) destacaram que tanto o STF quanto o STJ já determinaram, em casos semelhantes, a legitimidade dos órgãos públicos de descontarem nos contracheques dos servidores o período de paralisação.

As unidades da AGU ressaltaram, ainda, que a obrigação de pagar pelos dias em que os funcionários cruzaram os braços resulta em evidente lesão à ordem administrativa e legal, na medida em que os serviços públicos são paralisados, em razão da greve deflagrada. Isso porque, a sociedade, no caso em questão, continua pagando a remuneração dos grevistas, pondo em cheque a própria gestão do serviço público prestado pelo Governo Federal.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), reconhecendo que existe mais de 10 requerimentos de suspensão de decisões semelhantes, situação que configura o denominado efeito multiplicador de demandas individuais e coletivas, acolheu os argumentos da AGU e derrubou a decisão emitida pela 1ª Vara Federal de Rondônia. Essa decisão assegura o direito do DNIT de efetuar o corte de ponto dos servidores grevistas.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra