sábado, 10 de agosto de 2013

Servidor público em aeroporto também será revistado


BSPF     -     10/08/2013




BRASÍLIA - De olho nos eventos internacionais, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu apertar as regras de segurança nos aeroportos e exigir que até mesmo policiais passem por revista quando entrarem nas áreas restritas de embarque.

Pela regra vigente, servidores com porte de arma poderiam passar por inspeção de forma "aleatória e eventual".

Agora, a inspeção terá de ser feita em todos os servidores, inclusive os que antes podiam transitar livremente pelo raio-X dos terminais, como funcionários da Receita Federal e da Anvisa.

Só ficará livre da revista o policial responsável pela segurança do aeroporto na área do raio-X, e desde que esteja em seu turno de trabalho.

A resolução da Anac já foi publicada e entrará em vigor no dia 14. A agência emitirá hoje um alerta para os aeroportos e os órgãos públicos com atuação nessas áreas.

Segundo a Folha apurou, servidores que hoje gozam do livre trânsito resistem à perda da vantagem.

O diretor-geral da Anac, Marcelo Guaranys, disse que a mudança antecipa resolução tomada ano passado pela Icao (Organização de Aviação Civil Internacional) orientando os países a perseguir a meta de fazer inspeções em 100% das pessoas que entram na área restrita.

"A passagem de pessoas por fora do detector fragiliza a segurança", afirmou Guaranys. O diretor usa como exemplo um hipotético sequestro de familiar de funcionário com livre acesso, que poderia ser obrigado pelos sequestradores a entrar na área restrita portando armas ou até mesmo explosivos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra