quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vetada transformação de cargos do IBGE em carreiras de Estado


Agência Senado     -     01/08/2013




A presidente Dilma Rousseff vetou projeto de lei que transformava os cargos efetivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em carreiras de Estado. A proposta (PLS 392/2008), do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovada no Senado em 2009 e confirmada pela Câmara dos Deputados em julho.

De acordo com o veto (VET 28/2013), a modificação por meio de projeto do Senado invade a competência do presidente da República para propor leis que tratem de questões relativas a servidores públicos da União.

Além disso, Dilma Rousseff aponta violação do art. 247 da Constituição, “que deve ser interpretado restritivamente quanto às atividades exclusivas de Estado, limitando a atividade legislativa com base nas atribuições do cargo efetivo, não quanto ao órgão de exercício das atividades do servidor."

O veto passará a integrar a lista de vetos que serão examinados pelo Congresso de acordo com novas regras definidas em julho. A principal é a previsão de que, após recebido, o veto deverá ser votado no prazo de 30 dias, provocando o trancamento da pauta caso isso não ocorra.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra