sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Aglutinação de cargos


BSPF     -     22/11/2013




A Condsef foi ao Ministério do Planejamento nesta quarta-feira, 20, onde participou de reunião do grupo de trabalho (GT) que debate a aglutinação de cargos na administração pública. O governo apresentou um relatório onde aponta que para o futuro a aglutinação deverá ser possível apenas no nível intermediário. Há um entendimento por parte do governo de que não haverá a mesma possibilidade para cargos de nível superior e auxiliar.

 Para dirimir questões técnicas e rebater pontos conflitantes, a Condsef encomendou a sua assessoria jurídica um estudo a partir das justificativas apresentadas pelo governo. Um relatório então será encaminhado ao Planejamento e a partir daí uma nova reunião deverá ser agendada para dar continuidade ao debate.

A Condsef já levou sua assessoria jurídica ao Planejamento para fazer uma exposição técnica a respeito da aglutinação de cargos. A assessoria elaborou uma nota técnica que balizou as possibilidades para a consolidação de uma proposta capaz de aglutinar cargos com mesma escolaridade, atribuições e remuneração na administração pública. A Condsef acredita que a questão já é uma realidade na administração pública. Tanto Executivo quanto Judiciário já acumulam exemplos de aglutinação.

No Executivo há casos na carreira do PCCTAE (Técnicos das Universidades), Seguro Social e outros. O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a aglutinação em determinações anteriores. Portanto, a expectativa é de que o debate se desenvolva de forma a consolidar a aglutinação em toda a administração pública trazendo mais dinamismo e eficiência para estruturas remuneratórias no setor público.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra