quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AGU confirma acórdão do TCU que negou registro de aposentadoria por irregularidades no tempo de serviço


AGU     -     20/11/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a validade de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que julgou ilegal ato de registro de aposentadoria a uma servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) por irregularidades na comprovação do tempo de serviço prestado.

A decisão do TCU em 2008 entendeu que a certidão de tempo de serviço prestado pela servidora na condição de aluna-aprendiz não atenderia aos requisitos para concessão da aposentadoria. Inconformada, ela ajuizou ação em primeiro grau para suspender os efeitos do acórdão, alegando que a Corte de Contas não poderia cassar o ato que concedeu a aposentadoria após 10 anos, sob ofensa aos princípios da segurança jurídica, da confiança e da dignidade humana.

A 5ª Vara Federal de Porto Alegre/RS acolheu o pedido da servidora e anulou o acórdão da Segunda Câmara do TCU. Contra essa decisão, a Advocacia-Geral entrou com reclamação no STF, pois entendeu que a sentença anterior ofendeu o previsto na Súmula Vinculante nº 3 do Supremo. A Súmula estabelece que nos processos perante o TCU são assegurados o contraditório e a ampla defesa, quando da decisão puder resultar anulação de ato administrativo que beneficie o interessado.

De acordo com a AGU, o próprio STF já firmou entendimento no sentido de que o TCU, nos processos de registro de aposentadoria, reforma e pensão, deve oferecer oportunidade de defesa à parte interessada somente se ultrapassado o prazo de cinco anos para o julgamento do referido ato. Essa contagem, conforme decidiu os ministros, se dá a partir da entrada do processo no Tribunal e não da concessão da aposentadoria, pois somente nesse período é que a Corte de Conta tem ciência do fato e pode apreciar sua legalidade.

Os advogados públicos destacaram que no caso específico, o processo de aposentadoria para fins de registro da servidora ingressou no TCU em 2007 e julgado ilegal o ato inicial de sua aposentadoria em 2008, antes de findar o prazo de cinco anos. "Dessa forma, verifica-se que o Tribunal julgou o ato dentro do quinquênio legal, não devendo, portanto, o acórdão ser suspenso", destacou a defesa elaborada pela Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT).

Inicialmente, o relator do caso no STF, ministro Dias Toffoli, negou seguimento à reclamação. Contra essa decisão, a AGU ajuizou nova ação reiterando os argumentos. O relator reconsiderou sua decisão e suspendeu a sentença da 5ª Vara Federal de Porto Alegre.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra