sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Centrais: projeto sobre greve de servidor deve tratar da negociação


Jornal Hora do Povo     -     22/11/2013




As centrais sindicais CUT, CGTB Força Sindical, CTB, NCST, UGT e Conlutas entregaram nesta quarta-feira, 20, ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) propostas de mudanças no Projeto de Lei do Senado (PLS 710/2011), sobre regulamentação do direito de greve no serviço público.

Em discussão na Comissão Mista para a Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição, o projeto estabelece que atividades consideradas essenciais devam permanecer com, no mínimo, 60% dos trabalhadores na ativa em caso de greves, e o percentual chega a 80% e alguns casos. "A questão preliminar é de conceito. Isso não é regulamentar (a greve), é proibir. Hoje, a maioria das greves no setor público é para abrir negociação", ressalta o secretário-adjunto de Relações do Trabalho da CUT, Pedro Armengol.

O projeto também não pauta a negociação coletiva. "Não tem como discutir greve sem pautar a questão da negociação. São discussões que não podem andar de forma separada", afirma Armengol. Ele também lembra da questão da adoção da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual representantes do Executivo se comprometeram a apresentar uma proposta para fazê-lo. "O governo está em débito", afirma.

"Queremos debater o nosso projeto - das centrais sindicais - que considera três pilares - a liberação dos representantes sindicais, a negociação coletiva e o direito de greve", explica o representante da CTB, João Paulo Ribeiro. Ele diz ainda que é preciso discutir se as regras da greve para o Servidor Público serão as mesmas do trabalhador da iniciativa privada.

Para o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a discussão não pode se limitar ao Congresso. O debate "perde qualidade à medida que não põe a negociação coletiva como questão central". Ele ainda informou que o projeto do governo, discutido em diversas áreas (Planejamento, Trabalho, Secretaria-Geral da Presidência, Advocacia-Geral da União e Casa Civil), está pronto, mas ainda não tem data para ser apresentado.

Relator do projeto na comissão mista, o senador Jucá comprometeu-se a avaliar a proposta e marcou nova reunião com as centrais para a próxima terça-feira, 26.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra