sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CJF concede averbação de tempo de serviço municipal para fins de licença-prêmio a servidor da 2ª Região


BSPF     -     29/11/2013




O Conselho da Justiça Federal (CJF), reunido nesta segunda-feira (25/11), decidiu conceder a averbação do tempo de serviço municipal de um servidor da 2ª Região para fins de licença-prêmio. Isso porque o servidor era regido pela Lei n. 1.711/52 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União) até 11 de dezembro de 1990 e ingressou na Justiça Federal sob a vigência da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). O caso foi julgado pelo Colegiado após consulta formulada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Segundo esclarece o relator do processo, desembargador federal Newton De Lucca, presidente do TRF da 3ª Região, o entendimento mais recente do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a matéria (Acórdão 44/2006) permite a exigência de cinco anos de tempo de serviço público municipal como requisito para obtenção da licença-prêmio por assiduidade. Nesse caso, o TCU respondeu a consulta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). 

A decisão do TCU, de acordo com ele, não tem o propósito de lançar nova exigência nem de contradizer o posicionamento mantido pelo próprio Tribunal de Contas, que admite o aproveitamento do tempo de serviço público municipal para fins de licença-prêmio por assiduidade, exigindo que o ingresso do servidor no serviço público federal tenha ocorrido até 11/12/1990 (na vigência da Lei 1.711/52) e que tenha se dado solução de continuidade. 

“Alberga-se nesse entendimento, portanto, a situação concreta do servidor do TRF da 2ª Região. E não é outro o entendimento deste CJF”, fundamentou o desembargador em seu voto.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra