terça-feira, 5 de novembro de 2013

Comissão analisa direito de greve de servidores na quinta-feira


Jornal do Senado     -     05/11/2013




Passados 25 anos da promulgação da Constituição, o direito de greve dos servidores públicos — previsto no inciso VII do artigo 37 — ainda carece de regulamentação. A tarefa está a cargo da comissão mista de consolidação de leis e de dispositivos constitucionais, que pode votar na quinta-feira o relatório de Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o tema.

Trata-se de uma minuta que conclui pela apresentação de um projeto de lei, a ser encaminhado para a Câmara dos Deputados, onde começará a tramitar. Depois da análise dos deputados, o texto será encaminhado ao Senado.

A proposta a ser analisada é inspirada no PLS 710/2011, de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e proíbe greve nas Forças Armadas, polícia militar e corpo de bombeiros militar, exigindo que os demais profissionais de segurança pública atuem com 80% do contingente. Outras 22 categorias de serviços essenciais, como assistência médico-hospitalar e ambulatorial, distribuição de medicamentos, transporte público, defensoria pública, tratamento de água e esgoto e distribuição de energia ­devem, de acordo com o texto, manter 60% dos servidores trabalhando.

Prioridade

A proposta determina que as ações judiciais envolvendo greve de servidores públicos serão consideradas prioritárias pelo Poder Judiciário, ressalvados os julgamentos de habeas corpus e de mandados de segurança.

Julgada a greve ilegal, o retorno dos servidores aos locais de trabalho deverá ocorrer em prazo de até 24 horas contado da intimação da entidade ­sindical responsável.

Os servidores que não retornarem no prazo fixado ficarão sujeitos a processo administrativo disciplinar. Por outro lado, depois de cessada a greve, o servidor terá a garantia de que nenhuma penalidade poderá ser imposta a ele em face de participação no movimento. A entidade sindical, por sua vez, ficará sujeita a multa diária, em valor proporcional à condição econômica.

Também estão previstas multas diárias para os sindicatos que descumprirem decisões judiciais relacionadas à greve. As representações sindicais deverão convocar uma assembleia para definir as reivindicações, que serão levadas ao poder público para, em 30 dias, se manifestar. Se não houver acordo, será tentada uma negociação alternativa, que inclui mediação, conciliação ou arbitragem. Persistindo o desentendimento, os ­sindicalistas terão de comunicar a greve para a população, com 15 dias de antecedência, os motivos e o atendimento ­alternativo que será oferecido.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra