sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Direito de greve: Falta de Quórum adia votação


Alessandra Horto
O DIA     -     01/11/2013




Falta de quórum adiou para o próximo dia 7 a votação do relatório do anteprojeto de lei sobre o direito de greve dos Servidores Públicos. A reunião da Comissão Mista de Consolidação de Leis e de Dispositivos Constitucionais do Congresso estava prevista para ontem e foi adiada. O texto, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), precisa ser aprovado na comissão para ser apreciado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O relatório tem alguns pontos considerados polêmicos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades sindicais. Entre eles, o que determina que pelo menos metade dos servidores devem trabalhar durante a greve. A paralisação também terá que ser informada com 15 dias de antecedência.

O texto ainda proíbe integrantes das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros de fazer greve. "A proposta protege os direitos da sociedade", defende Jucá.

Efetivo mínimo

 Já as polícias civil e federal teriam que garantir pelo menos 80% do efetivo durante a paralisação. Nos serviços considerados essenciais, 60% deveriam estar na atividade.

Alguma categorias

De acordo com o texto, são serviços essenciais os de assistência médico-hospitalar, abastecimento de água, captação e tratamento de lixo, distribuição de energia e transporte coletivo, entre outros.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra