segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fundo de pensão do servidor federal


Eva Chiavon
Correio Braziliense      -      25/11/2013




Secretária executiva do Ministério do Planejamento e presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo

A previdência complementar do servidor público federal é realidade irrefutável. Há poucos dias completou um ano do Decreto nº 7.808/12, que criou a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), que hoje administra dois planos de aposentadorias e pensões para os servidores do Executivo e do Legislativo.

Com essa mudança de paradigma, o Brasil solucionou duas questões: promoveu a equidade entre os trabalhadores do setor público e do setor privado que se encontram hoje no mesmo patamar de aposentadoria em termos de contribuição e benefício, e garantiu, aos atuais e futuros servidores, um amanhã previdenciário sustentável, seja no regime próprio, seja no complementar.

Ainda assim, temos alguns desafios a superar. O primeiro e mais importante é de garantir a informação ao servidor público acerca da dinâmica do Regime de Previdência Complementar (RPC), apesar de o tema ter sido debatido exaustivamente no âmbito dos três poderes e das entidades de classe — o que culminou no arcabouço legal para efetivação do RPC no serviço federal.

O servidor que ingressou após o advento desse regime, e mesmo aqueles que podem migrar de um regime para outro, ainda carecem de conhecimento mais aprofundado para optar pela complementariedade da sua aposentadoria. A maioria, por exemplo, desconhece a paridade de contribuição dos patrocinadores em favor de sua poupança individual. Isso se dá, devido à falta de uma cultura de previdência no país, sobretudo, entre a população mais jovem, que não costuma planejar a aposentadoria, assim como pela resistência e contrainformação daqueles que preferem ideologizar a aposentadoria do servidor em detrimento da realidade e do seu interesse particular.

No cenário internacional, os fundos de pensão são comuns a diversas categorias profissionais, inclusive do setor público. Nos países desenvolvidos, eles são a força motriz dos mercados financeiros e das empresas. Nesse último aspecto, não é diferente no Brasil. Dados da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) apontam para um crescimento de ativos do sistema de 12,61% em 2012, com relação 2011.

As entidades fechadas de Previdência Complementar movimentaram um patrimônio líquido de R$ 678,63 bilhões, e seus investimentos totalizaram R$ 648,96 bilhões no ano passado. Fundos como Previ, dos empregados do BB; Petros, dos funcionários da Petrobras; e Funcef, dos trabalhadores da Caixa, já se consolidaram como instituições importantes no cenário macroeconômico brasileiro, que cumprem com suas obrigações previdenciárias com excelentes taxas de retorno a milhares de beneficiários. Esses fundos, assim como a Funpresp, primam pela boa governança e pelo cumprimento contratual com o participante a qualquer tempo ou hora.

Nesse contexto, a Funpresp descortina um novo cenário para o futuro da previdência complementar. Com a promessa de ser grande, conta com 205 patrocinadores, uma população de cerca de 680 mil servidores ativos com potencial para participar dos dois planos que a fundação administra: o LegisPrev e o ExecPrev.

A entidade sem fins lucrativos, de direito privado e de natureza pública é ímpar no país a administrar planos que combinam, na fase de acumulação dos recursos, mecanismos que preveem benefícios programados com base em poupança individual e proteção coletiva aos eventos de risco, como invalidez, pensão por morte e de benefício de sobrevivência. Além disso, em respeito às peculiaridades da atividade pública, o legislador foi cioso em preservar os direitos constitucionais, como o tempo da aposentadoria da mulher e do professor do ensino médio e fundamental.

A perspectiva da Funpresp é de um futuro vitorioso e vigoroso. É questão de tempo a conscientização de que uma aposentadoria adicional é certeza de tranquilidade para o participante e sua família. Além disso, é alvissareiro para a economia, o que beneficia toda a nação.

Cristalizar uma cultura previdenciária na sociedade, seja ela social, de regime próprio ou complementar, como responsabilidade de todos — sobretudo com as recentes e bruscas mudanças demográficas —, é essencial para a garantia de um padrão digno de vida à geração atual e para as que se sucederão.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra