sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Geap tem diretor e gestora investigados


Antonio Temóteo
Correio Braziliense      -      01/11/2013




Funcionária demitida por irregularidade é nomeada gerente do plano de saúde dos servidores pelo diretor Saraiva Neves...

Funcionária demitida por irregularidade é nomeada gerente do plano de saúde dos servidores pelo diretor Saraiva Neves. Eles são citados no mesmo processo

Após ser agraciado pelo governo com a diretoria executiva da Geap Autogestão em Saúde - instituição responsável pela operação do superplano de saúde dos Servidores Públicos - Luís Carlos Saraiva Neves começou a formar sua equipe. Para o cargo de gerente interino de Regulação Médica da Diretoria de Controle de Qualidade, ele nomeou Maria da Conceição Pereira Souza. Os dois trabalharam juntos na Gerência Regional de Pernambuco e foram investigados por supostas irregularidades na gestão da unidade da Fundação de Seguridade Social (Geap), entre 2008 e 2009.

Em junho de 2013, o Correio teve acesso ao relatório Audit n° 003/2009, que aponta problemas na administração pernambucana do plano de saúde, quando Neves - que é ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) - chefiava a unidade no Nordeste e Conceição era gerente de Controle de Qualidade. Entre os problemas encontrados pelo corpo técnico da Geap na gestão dele, está a elevação injustificada de gastos com órteses, próteses e materiais especiais (OPME), além de inconsistências nos pagamentos feitos a cinco médicos credenciados no único hospital que fazia os atendimentos do Programa Viva Melhor.

A lista de problemas inclui guias de um mesmo paciente com assinaturas diferentes; prontuários em que as datas de atendimento, a classificação internacional de doença (CID) e o tempo de tratamento não coincidem; e pagamentos em duplicidade. Também foram encontradas assinaturas que não conferem com o cadastro de clientes; consultas que teriam ocorrido aos sábados e que tiveram as datas desmentidas pelos usuários; e profissionais de saúde não registrados no plano, mas que, mesmo assim, receberam no período anterior à auditoria.

Entre as irregularidades relacionadas à OPME, estão a falta ou a desatualização de cadastro de prestadores de serviço e a indução à aquisição de determinados produtos de um único fornecedor. Além disso, prestadores de serviço indicaram que a cotação de preços não estava sendo feita adequadamente, o que abria a possibilidade de superfaturamento e da aquisição de produtos com valor máximo ou acima do estabelecido pela Diretoria Executiva da fundação.

Omissão

Apesar das denúncias, a Geap determinou que Luís Carlos Neves recebesse apenas uma advertência por escrito. Segundo o Correio apurou, a pena foi branda e o médico permaneceu no cargo, mesmo com a comprovação das irregularidades praticadas durante a gestão porque teve apoio político. Após tomar conhecimento do conteúdo do relatório, o Conselho Deliberativo da Geap questionou a Diretoria Executiva sobre o motivo de punição tão leve.

No relatório consta que a Diretoria de Controle à época pediu que contrato de Maria da Conceição fosse rescindido "por ela não ter tomado as medidas de auditoria e controle da forma como deveria ser feito, o que possibilitou prejuízos financeiros para a Fundação". O Correio pediu entrevista com o diretor executivo e com a gerente, mas a assessoria de imprensa da Geap, por e-mail, respondeu que a operadora não se manifestará sobre o assunto. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também informou que não se pronunciará sobre a questão.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra