quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ministra explica regra de concurso que beneficia servidor com cargo de confiança


Agência Câmara Notícias     -     20/11/2013




Deputado reclama que o concurso concede 200 pontos de vantagem aos candidatos que tenham exercido cargo comissionado no Poder Executivo.

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, foi convidada para audiência pública que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza nesta tarde. O deputado Roberto Santiago (PSD-SP), que pediu a reunião, quer esclarecimentos sobre um concurso público, em andamento, para preencher 150 vagas de especialista em políticas públicas e gestão governamental, ou simplesmente gestor governamental.

Essa é hoje uma das principais carreiras de entrada no Poder Executivo e os concursos são realizados pelo Ministério do Planejamento, para posterior lotação nos diversos órgãos do governo, de acordo com a necessidade da Administração. O atual concurso, segundo o deputado, coloca a carreira “em risco”.

“Vantagem para comissionados”

Roberto Santiago diz que o concurso “de forma inédita, concede vantagem aos candidatos que tenham exercido cargo comissionado (cargos de confiança – DAS) no Poder Executivo. Desta forma, o servidor comissionado há dez anos já inicia o processo seletivo com 200 pontos de vantagem, sendo que a pontuação máxima do concurso é 660 pontos”.

O deputado diz ainda que “o piso para eliminação deixou de ser por disciplina, como sempre foi e passou a ser pelo conjunto de provas. Será eliminado quem não conseguir um mínimo de 30% no todo do conjunto de provas, o que tornou o processo ainda menos apurado, possibilitando a entrada no quadro de profissionais que não possuem uma formação mais acentuada”.

A audiência está marcada para o Plenário 12, às 14h30.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra