sábado, 23 de novembro de 2013

Recadastramento humanizado


BSPF     -     23/11/2013




O cumprimento de uma exigência legal acabou se tornando, dentro do Tribunal de Contas da União (TCU), um momento de descontração, entretenimento e interação para os mais de 850 aposentados e pensionistas que se recadastram em Brasília. Desde 2011, o TCU adotou o recadastramento humanizado e conseguiu fugir do simples ato burocrático, unindo responsabilidade com solidariedade.

A mudança de tratamento começa a ser percebida pelo próprio material de convocação que é encaminhado para a casa dos recadastrandos. Nada daquelas cartas formais e tradicionais de chamamento. O servidor recebe um livreto colorido, interativo e extremamente amigável. Nele, é infor­mado sobre as exigências legais do processo de uma maneira leve e acessível. Não precisa recorrer à leitura de normativos densos e cansativos. Todas as informações estão dispostas de forma simples e didática.

Este ano, além do livreto de convocação, o servidor re­cebeu um segundo livreto, contendo o cronograma de eventos preparados para o período. No TCU, ao vir se recadastrar, o servidor pode fazer maquiagem, massoterapia, alongamento, terapia crânio-sacral, testes de saúde os mais diversos (medição de pressão ocular, aferição de pressão, teste de bioimpedância, teste de hepatite C etc.).

 Também pode assistir às mais varia­das palestras (proferidas por psicólogos, geriatras, terapeutas, médicos, dentistas, nutricionistas, sexólogos), participar de oficinas (de bijuteria, de scrapbook, de informática, de dança circular), fazer exercícios de equilíbrio, flexibilidade, coorde­nação, memória, respiração, percepção corporal, automassa­gem, participar de saraus literários, tirar fotografias no estúdio fotográfico, além de assistir a diversas apresentações artísticas (musicais, teatrais, de dança). Por fim, foi aberto espaço para que o servidor aposentado e o pensionista mostrassem seus talentos, declamando, cantando, dançando. O recadastramento humanizado é uma forma de valorização do servidor que tanto já fez pela Casa.

Todas as atividades são patrocinados pela Asap-TCU, pelo Sindilegis e pelo Sicoob Legislativo, com apoio da ASTCU.

Além do foco no lado humano do recadastramento, intensificou-se a preocupação com a prevenção de fraudes. Um novo aplicativo foi desenvolvido com vistas a dar maior segurança ao processo. A portaria que dispõe sobre a atualização cadastral de servidores aposentados e pensionistas de servidores no âmbito do TCU também passou por importantes alterações. Recadastramento humanizado é servidor aposentado valorizado.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra