sábado, 23 de novembro de 2013

Simulador de adesão da Funpresp é aperfeiçoado para permitir vários tipos de projeção


BSPF     -     23/11/2013




Brasília – A Funpresp publica a partir desta sexta-feira (22), nova versão do simulador de adesão ao ExecPrev e ao LegisPrev no site da Fundação. Em relação à ferramenta anterior, uma das principais novidades é que o servidor poderá escolher taxas diferentes de rentabilidade para obter o resultado da simulação. Também é possível alterar a idade para recebimento do benefício Funpresp independente das regras do RPPS. “A nova versão do simulador atende a demanda de vários servidores que solicitaram novas funcionalidades” afirma Ricardo Pena, diretor presidente da Funpresp.

A simulação para participante alternativo com vencimentos superiores ao teto do RGPS, além de apresentação dos valores acumulados estimados nas contas Reserva Acumulada do Participante (RAP) e Reserva Acumulada Suplementar (RAS) também foram agregadas à nova ferramenta.

Para verificar a renda bruta projetada, é possível escolher entre os percentuais de 3%, 4% e 5% (mais conservadores) ou de 6% e 7% ao ano. O simulador efetuará os cálculos a partir deste e dos demais parâmetros como tempo de contribuição, idade de ingresso e da percepção da aposentadoria e vínculo funcional. Aqueles que ingressaram no Executivo a partir de 4 de fevereiro deste ano e recebem remuneração acima de R$ 4.159,00 ( teto do INSS), são classificados como participantes ativos normais do ExecPrev. Já os servidores do Legislativo têm essa data limite em 7 de maio deste ano. Nestes dois casos, a simulação leva em consideração a contribuição do patrocinador, de um para um, na conta individual do participante.

Participante Alternativo – o simulador também atende a demanda do servidor que ingressou antes da criação dos planos ou daqueles que recebem abaixo do teto do INSS e que desejem verificar a projeção da adesão como ativo alternativo. Os valores acumulados apresentados na coluna RAS. Em outra é apresentada a renda bruta projetada.

Como fazer – para ver o resultado do valor projetado do benefício, basta digitar o CPF, sexo, data de nascimento e remuneração. Há opção de escolha para a rentabilidade e idade diferenciada de aposentadoria.

Adesão – Após a simulação, o servidor pode acessar o formulário de requerimento e aderir aos Planos ExecPrev e LegisPrev. Basta preencher, imprimir três vias e entregar na área de Recursos Humanos do órgão em que trabalha. Entre outras vantagens, os planos administrados pela Funpresp garantem uma renda adicional na aposentadoria e proteção para os casos de invalidez ou falecimento. Isso sem falar das deduções mensais no Imposto de Renda Pessoa Física (até 12% dos rendimentos tributáveis) e o ganho duplicado desde a adesão, com a contribuição do patrocinador, no caso do participante ativo normal.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra