quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Fux chama direito de greve de servidores de demagogia e desatino e causa indignação na categoria


BSPF     -    04/12/2013




Em um seminário sobre direito que acontece nesta segunda-feira, 2, no Rio de Janeiro o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, afirmou ser “demagogia” e “desatino” garantir o direito de greve dos servidores públicos. A declaração gerou uma imediata indignação e causou profunda revolta na categoria.

A Condsef considera lamentável que um ministro que está a serviço da preservação da Constituição Federal promova uma declaração que mostra total insensibilidade ao direito e a justiça. A declaração não é o único ataque do qual os servidores precisam se defender para assegurar e garantir esse direito sagrado. Hoje, no Congresso Nacional tramitam cerca de 25 projetos que tentam impedir a greve no setor público.

Recentemente, centrais sindicais, entre elas a CUT, conseguiram abrir um canal de diálogo com o senador Romero Jucá, relator de um anteprojeto que aguarda votação no Senado. O anteprojeto reúne, na avaliação das entidades representativas dos servidores, o que há de pior entre as propostas que tratam do tema.

A luta para assegurar o direito de greve no setor público caminha junto com a busca pela regulamentação da negociação coletiva, outro direito ainda negado ao servidor. As declarações do ministro Fux só fazem aumentar ainda mais a disposição da categoria para a luta em defesa desses direitos. Há outros objetos de ações que aguardam parecer no STF, como a busca por definição de uma data-base para a categoria.

Para a Condsef não cabe aos ministros do Supremo questionar o que é constitucional. “Cabe ao STF preservar os direitos que a Constituição assegura, promovendo assim o avanço esperado e necessário em nossa carta magna”, reforçou Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef. “Vamos continuar lutando e promovendo greves, se assim julgarmos necessário, para assegurar que nossos direitos sejam respeitados. Se o ministro Fux considera ineficazes as greves no setor público, é justamente a elas que historicamente os trabalhadores devem avanços importantes em momentos onde sem mobilização nada seria possível”, acrescentou.

Para a Condsef, negar o direito de um trabalhador à greve é impor-lhe uma condição quase escrava onde este tem que se submeter a todas as vontades de seu empregador. “Impossível pensar num retrocesso desses. E o ministro pode estar ciente de que nossa categoria lutará com todas as forças pela garantia de seus direitos constitucionais”, destacou Silva.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra