segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Lei de defesa do usuário de serviços públicos não anda


METRO-DF     -     02/12/2013




Fim do prazo. Vence data limite pela Justiça e projeto que criar regras para garantir a prestação de serviços de qualidade não é votado

O Congresso descumprirá a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que fixou hoje como o prazo limite para a criação das regras de fiscalização da qualidade dos serviços públicos. A regulamentação estava prevista pela Emenda Constitucional 19, editada em 1998, e foi aprovada pelo Senado em 2002, mas está parada na fila de projetos aguardando votação no plenário da Câmara.

Diante da inércia de 15 anos dos deputados e senadores, o ministro Dias Toffoli, do STF, fixou um prazo de 120 dias para a aprovação da Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público. A decisão foi tomada em 2 de julho em resposta à uma ação apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pede, diante da omissão, que o Código de Defesa do Consumidor, que disciplina a relação de consumo dos demais serviços, seja usado também para o serviço público. O usuário poderia, por exemplo, recorrer aos procons ou órgãos de defesa do consumidor.

Qualidade A lei funciona como um código de conduta com direitos e deveres. Com a proposta, a população teria meios para reclamar, por exemplo, da fila dos hospitais públicos, do transporte precário e até de maus tratos praticados por Servidores Públicos, que poderão receber suspensão ou até mesmo serem expulsos. O consumidor poderá, por exemplo, acionar a Justiça num eventual desrespeito aos direitos na fila do INSS ou da Receita Federal. A lei valerá para os órgãos públicos e para empresas privadas que são contratadas pelo Poder Público, como as concessionárias de água, saneamento básico e energia elétrica. "No Brasil precisamos desenvolver uma cultura, um hábito e valores que levem a população a entender que alguns tipos de políticas públicas não são favor do governo, são obrigação do governo", declarou o relator da matéria, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ).

Para facilitar a aprovação, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decretou a urgência da matéria, que foi levada diretamente para o plenário. A decisão saiu um dia depois da decisão do STF. O projeto chegou, inclusive, a ser incluído na pauta positiva do Congresso durante as manifestações de junho, mas permanece sem previsão de votação.

Longo caminho Como houve a junção de outros 12 projetos, a Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público foi alterada e precisará de nova votação no Senado. Os deputados retiraram do texto, por exemplo, a criação de ouvidorias de defesa dos usuários de serviços públicos e de comissões de éticas em cada um dos órgãos, onde seriam discutidos os processos disciplinares.

A Constituição prevê que o eventual descumprimento de decisão judicial poderia gerar uma punição aos presidentes da Câmara e do Senado pelo crime de responsabilidade. A sanção, contudo, é pouco provável. Para ter um alento à má prestação de serviços públicos, a população terá que aguardar a análise da ação da OAB no plenário do STF, uma decisão igualmente sem prazo para sair.

Fim do prazo. Vence data limite pela Justiça e projeto que criar regras para garantir a prestação de serviços de qualidade não é votado Lei de defesa do usuário de serviços públicos não anda

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra