sábado, 21 de dezembro de 2013

Novas regras para o crédito consignado


STEPHANIE TONDO
O DIA     -     21/12/2013




Servidores temem que a iniciativa faça os juros aumentarem, já que a quantidade de empréstimos deve cair

Rio - Entre os maiores usuários do crédito consignado no país, os servidores podem esperar novidades para o ano que vem. O Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central (BC) aprovou ontem novas regras para a modalidade. A partir de janeiro de 2015, os correspondentes bancários — conhecidos como “pastinhas” — terão suas comissões limitadas. Eles poderão receber à vista 60% do valor a que tinham direito de cada operação contratada.

Servidores temem que a iniciativa faça os juros aumentarem, já que a quantidade de empréstimos deve cair. Para Alexandre Canalini, professor de Finanças da FVG, essa é uma possibilidade. “Quando o banco perde dinheiro, isso é repassado ao consumidor”, diz.

Segundo o chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, porém, o objetivo da medida é limitar a atuação dos agentes. “Eles levam pessoas a fazer crédito mais pela mecânica de concessão que pela necessidade”, explica.

O CMN introduziu também regras que punem os correspondentes e bancos que oferecem empréstimos com juros acima do limite legal. Além disso será proibido cobrar do cliente os custos da transferência da dívida. Canalini aprova a iniciativa: “É razoável. O Banco Central deve estimular a portabilidade”.

NO FUNCIONALISMO

Servidores concentram o segundo maior volume de concessões de crédito consignado no país, ficando atrás apenas dos aposentados. Este ano, a variação de funcionários públicos que contrataram o produto foi de 23,4%. No caso de beneficiários do INSS, esse número foi de 27%. Este mês, porém, a variação foi negativa: de -6,1% e -12,1%, respectivamente.

TAXAS BANCÁRIAS

Para servidores federais, as taxas variam de 1,47% (Banco Alfa) a 6,07% (PortoCred), segundo reportagem do Brasil Econômico. Para aposentados, esses valores variam de 1,7% ao mês (Caixa) a 2,29% (Banco Gerador). Por fim, para trabalhadores da iniciativa privada, a taxa mais barata encontrada foi de 0,09% ao mês (Banco BMG) e a mais cara de 6,05% (Biorc).

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra