sábado, 21 de dezembro de 2013

Pagamento da GAS no Judiciário


BSPF     -     21/12/2013




Deputado Policarpo (PT/DF) participou na tarde desta quarta-feira, 18, de uma reunião com o Diretor Geral do STF, Miguel Augusto Fonseca de Campos para tratar da obrigatoriedade de aproveitamento no curso de reciclagem para o recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) no Judiciário. Também participaram o Presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes; o coordenador geral do Sindjus, Jailton Assis e o advogado Jean Ruzarin.

A GAS é regulamentada pela Portaria Conjunta Nº 01, de 2007, e segundo o Art. 3º, “é condição para continuidade da percepção da GAS a participação, com aproveitamento, em Programa de Reciclagem Anual, a ser oferecido pela Administração”. Em alguns órgãos entendem que, segundo este artigo, ficaria estipulado ao agente de segurança a aprovação nos cursos de reciclagem para o recebimento da gratificação por meio de provas.

Na reunião foi debatida essa necessidade de comprovação do aproveitamento. Segundo Jailton todos os servidores do Judiciário, que recebem a GAS, realizam a reciclagem; porém só aos agentes de segurança, e em alguns órgãos, o recebimento da gratificação está condicionado à aprovação no curso. Edmilton lembrou que no TRF não há a obrigação do aproveitamento, porém o TRT exige.

Atendendo uma solicitação dos agentes de segurança durante reunião na Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, o deputado Policarpo pediu ao Dr. Miguel que analisasse o pleito e emitisse uma nova portaria para alterar a regulamentação anterior, trazida pela Portaria Conjunta Nº 1, de 2007, corrigindo um erro que prejudica diversos servidores públicos.

Durante a reunião Jailton e Edmilton afirmaram que os cursos de reciclagem são válidos e necessários para a formação do servidor, porém querem que o recebimento da GAS não fique atrelado à aprovação no curso, mas sim à realização do curso. O deputado Policarpo defendeu a desvinculação da aprovação com o recebimento da GAS. E, também falou do PLP 330/2006 que trata da aposentadoria do servidor público policial e da necessidade de reconhecer as atividades dos agentes de segurança como de risco. “O Governo já se apresentou favorável a este reconhecimento”, afirmou o parlamentar.

Policarpo participou de reunião com agentes de segurança

No dia 09 deste mês o deputado Policarpo se reuniu com os servidores públicos a convite do presidente da Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal (Agepoljus), Edmilton Gomes.

A reunião se centrou em quatro eixos: aposentadoria especial, carreiras típicas do Estado, cômputo do título de graduação para adicional de qualificação dos técnicos judiciários do Poder Judiciário da União, além do debate sobre a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS). Servidores de todo o País querem resolver os conflitos relacionados à exigência de provas em cursos preparatórios para que possam ter direito a incorporação da gratificação na aposentadoria.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra