domingo, 8 de dezembro de 2013

Funpresp: participante pode reduzir IRPF com contribuição facultativa esporádica


BSPF     -     08/12/2013




Brasília – Os participantes do ExecPrev e do LegisPrev podem planejar contribuições adicionais (facultativa e esporádica) até o dia 30/12/2013 para serem deduzidas no ajuste anual do IRPF. A legislação tributária permite a dedução da contribuição à Previdência Complementar da base de cálculo do imposto, até o limite de 12% renda bruta anual. Com isso, o participante pagará menos imposto de renda e parte do que seria repassado ao Leão aumentará a poupança previdenciária e o benefício futuro. A arrecadação facultativa pode ser feita, a partir de R$ 75,00, no valor que o participante decidir.

Para fazer uma contribuição facultativa, o participante deve preencher o formulário da contribuição facultativa disponível no site da Funpresp no campo: Plano de benefícios > formulários. O participante deve preencher, assinar, escanear e enviar para a Gerência de Arrecadação e Cadastro da Fundação no e-mail gercad@funpresp.com.br. Em seguida, receberá o boleto bancário para recolhimento da contribuição.

A conta é relativamente simples e deve ser feita individualmente para aproveitar melhor o incentivo fiscal e aumentar a reserva individual previdenciária. É preciso somar os rendimentos tributáveis (remuneração, aposentadoria, etc), calcular 12% e subtrair o que já foi contribuído mensalmente para a Funpresp. Com isso, o valor máximo de contribuição à previdência complementar para efeito de dedução será calculado e o participante pode aportar a diferença entre o que contribuiu e o valor máximo usufruindo do benefício fiscal do imposto de renda. Se o participante teve outros rendimentos tributáveis, o ideal é montar o cálculo mais detalhado, mês a mês.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra