quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Principal motivo de atraso de obras no país é falta de gestão, planejamento e pessoal, diz presidente do TCU


Agência Brasil     -     05/12/2013




Brasília – A uma semana de completar uma ano como presidente do  Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes avalia que um dos principais motivos do atraso de obras no país é falta de gestão, de planejamento e de pessoal nos ministérios e nos setores estatais que são responsáveis por elas. Segundo ele, muitas vezes os projetos básicos apresentados no tribunal chegam incompletos e deficientes.

Nardes diz que se criou um “mito” de que o TCU paralisa obras, quando, na verdade, parou apenas duas das 140 construções paralisadas no país, além de investir em auditorias preventivas que geram economia e evitam as paralisações.

O presidente do TCU citou o caso da obra da transposição do Rio São Francisco, que iniciou orçada em R$ 4,2 bilhões, com previsão para ser concluída em 2010, e agora está com orçamento de R$ 8,5 bilhões, para entrega em 2015. “Dobrou-se o valor porque o projeto básico era deficiente e o projeto executivo também, aí os preços aumentam porque não foram bem calculados. Então, não pode culpar o TCU de ter atrasado a transposição do Rio São Francisco porque faltou planejamento no seu início”, explicou.

Em relação à Copa do Mundo do ano que vem, Nardes disse que a mobilidade urbana deverá ser um dos principais gargalos nas cidades-sede. Outro problema, segundo ele, serão os aeroportos, porque nem todos estarão concluídos a tempo para o Mundial. “O que nós esperamos é que o governo possa, ainda nos poucos meses que faltam para a Copa, investir o máximo para que nós não tenhamos uma perda em termos de imagem com o setor internacional”.

Nardes também disse que existe receio em relação à rede hoteleira de algumas cidades, como Cuiabá e Manaus. Esta deve receber grandes navios com leitos a bordo para compensar o déficit de hoteis. Como aprendizado da Copa, o ministro disse que o TCU já está preparando um trabalho para que “os erros que estão acontecendo na Copa” não se repitam nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra