quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Senado aprova criação de 1.437 cargos no MPF até 2020


Ricardo Brito
O Estado de S. Paulo     -     05/12/2013




O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, numa votação relâmpago e simbólica, um projeto de lei que prevê a criação de 1.437 cargos no Ministério Público Federal (MPF) até 2020. A proposta, que segue para sanção presidencial, propõe a criação de 687 postos para integrantes do MPF, entre procuradores (660), procuradores regionais (15) e subprocuradores-gerais da República (12), e outros 750 cargos em comissão no seu quadro funcional.

A previsão é que a proposta cause um impacto até o ano de 2015 de R$ 22,2 milhões com a criação dos cargos. Na justificativa à proposta, enviada ao Congresso em 2011, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os novos postos têm por objetivo aperfeiçoar a atuação judicial e extrajudicial da instituição.

"Pretende o Ministério Público Federal criar condições favoráveis para atuar ainda mais efetivamente na defesa da sociedade por meio do combate à criminalidade e à corrupção, da proteção do regime democrático e promoção dos direitos fundamentais", disse Gurgel.

O Senado também aprovou outro projeto de interesse da instituição, que prevê a criação de 198 representações do MPF nos municípios. A proposta tem por objetivo garantir que a instituição acompanhe a expansão das varas federais na Justiça. O texto segue para sanção presidencial.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra