terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Greve vai parar até 60% do serviço


STEPHANIE TONDO
O DIA     -     17/12/2013




Regra faz parte do novo projeto do senador Romero Jucá , do PMDB-RR, que vai entrar em votação amanhã

Rio - Em caso de greve, até 60% dos servidores devem continuar trabalhando. A regra faz parte do novo projeto do senador Romero Jucá (foto), do PMDB-RR, que vai entrar em votação amanhã. Após negociações com representantes das centrais sindicais, o autor do texto aceitou fazer mudanças na proposta.

Entre as sugestões que já foram acolhidas está a redução de 80% para 60% do percentual mínimo de funcionamento dos serviços considerados essenciais durante as paralisações. Fazem parte desse grupo as emergências de hospitais, abastecimento de água e energia, coleta de lixo, defesa civil e controle de tráfego aéreo.

Já as demais categorias devem ter 40% da prestação do serviço preservado durante a greve. No projeto original do senador, esse percentual era de 50%.

Outra mudança importante se refere ao intervalo mínimo entre o comunicado de greve e a sua deflagração, que passou de 15 para 10 dias. O tempo para formalizar a paralisação pedido pelos sindicatos era de 72 horas, mas o senador não cedeu para evitar transtornos à população.

No caso de paralisação de policiais, o texto passou a liberar o porte de armas no trajeto entre o local de manifestação e a casa do agente. Nunca durante os atos. Jucá se reúne hoje novamente com as centrais para a rodada final de negociações e ajustes.

Pressa em aprovar

Secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público (Condsef), Josemilton Costa afirma que o senador quer aprovar o projeto às pressas, sem discutir com os trabalhadores. “Passaram 25 anos e o governo não regulamentou o direito de greve do servidor. Agora quer aprovar da noite para o dia. A ideia é limitar as greves no ano que vem, quando teremos eleições e Copa do Mundo”, critica.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra