terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Advogados comprovam legalidade da participação de servidor no custeio do auxílio pré-escolar


AGU     -     28/01/2014




A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça Federal de Pernambuco, a legalidade na repartição do custeio de auxílio-creche/pré-escolar por servidor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Os advogados da União confirmaram que a participação do servidor no pagamento do benefício está prevista em lei.

Insatisfeito com o custeio, o servidor entrou com ação para declarar a inexigibilidade da verba denominada custeio sobre os valores pagos a título de auxílio-creche/pré-escolar, bem como a restituição das quantias já descontadas dele.

Atuando no caso, a Procuradoria-Regional da União da 5ª Região (PRU5) argumentou que a participação do servidor no custeio do referido benefício, além de estar prevista no Decreto nº 977/93, também tem respaldo na Constituição Federal, ao prever que a educação dos filhos também é dever da família.

Os advogados da União destacaram, ainda, que, como a Constituição Federal atribui ao Estado a obrigação de atendimento em creches e pré-escolas das crianças até determinada idade, e impõe à família a corresponsabilidade pela educação de seus filhos, nada mais justo e coerente que ambos repartam os custos relacionados ao auxílio pré-escolar.

A 32ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, acatando os argumentos da AGU, julgou improcedente o pedido autoral. A decisão destacou que "a parcela do auxílio custeado pelo servidor não é dotada de compulsoriedade e decorre de seu vínculo funcional com a Administração, existindo a obrigação de contraprestação apenas nos casos em que uma vantagem pecuniária é oferecida por conta de direitos individuais instituídos pelo próprio ato normativo contestado".

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra