domingo, 26 de janeiro de 2014

Ministério da Saúde vai implantar, até março, controle de ponto por biometria para servidores de hospitais e institutos federais


Djalma Oliveira
Jornal Extra     -     26/01/2014




O Ministério da Saúde vai implantar, até março, o sistema de verificação de presença por meio de impressões digitais para os funcionários dos nove hospitais institutos federais do Rio. Contestada pelos sindicatos da categoria, a medida valerá para os hospitais do Andaraí, de Bonsucesso, da Lagoa, de Ipanema e dos Servidores do Estado, além do Cardoso Fontes. Será implantada também para os institutos nacionais do Câncer (Inca), de Traumato-ortopedia (Into) e de Cardiologia (INC). Pelo menos 11 mil servidores passarão a bater o ponto pelo novo sistema.

A ideia inicial é que a biometria, como o método é conhecido, comece a funcionar em fevereiro, em fase de testes. Nesse período, a novidade seria adotada sem que a verificação atual, por meio da folha de ponto, fosse abandonada. A data limite de março, segundo o ministério, foi determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que fez auditorias nas unidades em 2013.

Há 42 anos trabalhando no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), o cardiologista Mauro Edson Gonçalves dos Santos, de 68, faz críticas à adoção da biometria para controlar a presença nos hospitais federais.

Segundo ele, os aparelhos deveriam emitir um comprovante, para o trabalhador ter uma prova de que bateu o ponto, algo que as máquinas já instaladas no HGB não o têm.

Para Mauro Edson, o empregador tem o direito de controlar o ponto.

— Mas o simples fato de a pessoa botar o dedo no leitor não significa que ela vá trabalhar. Para resolver esse problema, é preciso ter chefias mais presentes, que acompanhem o trabalho dos servidores — afirma ele.

Na última sexta-feira, houve uma reunião entre o Ministério da Saúde e os sindicatos de servidores do setor para discutir o novo ponto. A reunião, porém, terminou sem acordo entre as partes.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência Social e Trabalho (Sindsprev) entrou com uma ação na Justiça pedindo para que as máquinas de verificação das digitais passem pela análise de um perito.

— Nem mesmo o Inmetro certificou os equipamentos — diz Julio Cesar Tavares, diretor do Sindsprev.

Presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze lembra que, pela natureza do trabalho, o pessoal da Saúde teria dificuldades para bater o ponto pelo novo sistema.

— Se o médico estiver numa cirurgia e passar do horário dele, o que é comum, ele interrompe para bater o ponto? — questionou.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra