quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Negada liminar em MS que questiona transformação de cargos no TCU


BSPF     -     15/01/2014




A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar em Mandado de Segurança (MS 32671) por meio da qual a Associação dos Técnicos da Área de Auditoria e Fiscalização do Tribunal de Contas da União (Auditec) questiona a transformação de cargos de técnico federal de controle externo, da área de controle externo para a área de apoio técnico e administrativo.

De acordo com os autos, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de portaria, extinguiu dois cargos vagos de técnico federal de controle externo, da área de controle externo, e um cargo vago de técnico federal de controle externo da área de apoio técnico e administrativo, especialidade técnico operacional, para criar três novos cargos de técnico federal de controle externo da área de apoio técnico e administrativo, especialidade técnica administrativa. Para a associação, o ato teria sido feito ao arrepio da lei, por ter usurpado a competência legislativa do Congresso Nacional e administrativa do presidente da República.

Ao citar as informações prestadas pelo TCU ao Supremo, a relatora da ação destacou que o artigo 25 da Lei 10.356/2001 (que dispõe sobre a carreira de especialista do órgão) autoriza o presidente do TCU a realizar esse tipo de ato, uma vez que é competência da corte de contas decidir sobre a melhor distribuição dos cargos vagos existentes pelas diversas áreas.

“Em exame preliminar e precário, tenho que as informações prestadas pela autoridade indigitada coatora infirmam a argumentação desenvolvida na petição inicial deste mandado de segurança, não se patenteando a ilegalidade ou abuso de poder”, afirmou a ministra ao indeferir a liminar.

Fonte: Assessoria de Imprensa do STF

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra