terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Réu em processo de improbidade administrativa tem conta desbloqueada


BSPF     -     14/01/2014




A 3.ª Turma desbloqueou a conta corrente de servidor público acusado de desvio de verbas federais em licitação de órgão da Aeronáutica. Para o relator, juiz federal convocado Klaus Kuschel, não foi razoável a determinação da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas, que bloqueou a conta bancária pela qual o servidor movimentava seus proventos – verbas de natureza alimentar. Para o magistrado, que foi acompanhado pelos demais membros da Turma, a decisão prejudicava o sustento das necessidades básicas do réu e de sua família.

O servidor público do Órgão do Comando da Aeronáutica – Cindacta IV, juntamente com outros réus, é suspeito de haver cometido irregularidade em pregões eletrônicos. Em setembro do ano passado, o servidor foi surpreendido com o bloqueio de seus bens, inclusive de sua conta corrente. Por isso recorreu à Justiça Federal.

Para a justiça de primeira instância, as provas de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito confirmam a prática de improbidade administrativa pelo agente. Com base nas evidências da conduta do servidor e na lentidão do rito judicial, que poderia dificultar ou até impossibilitar o ressarcimento dos valores públicos subtraídos nos processos licitatórios, o bloqueio dos bens foi realizado. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o servidor teria favorecido amigos em pregões eletrônicos e tomadas de preço.

No TRF, o servidor requereu, com base no Código Processo Civil, o desbloqueio de sua conta bancária. O relator Klaus Kuschel, atendendo aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, determinou o desbloqueio da conta corrente do agravante, por entender que, de outra forma, ele estaria equiparado ao interditado, não tendo liberdade para administrar sequer verbas para as despesas do dia a dia sem autorização judicial.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF1

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra