segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Servidores públicos federais podem fazer greve geral este ano


STEPHANIE TONDO
O DIA      -     27/01/2014




Objetivo é cobrar mais investimentos do governo no setor

Rio - Unidas em campanha salarial, entidades representativas dos servidores públicos federais consideram a possibilidade de fazer greve geral este ano. O objetivo é cobrar mais investimentos do governo no setor. Segundo a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), o cenário atual da administração pública é preocupante e pode ficar ainda pior, a ponto de comprometer o atendimento à população.

Em nota, a entidade explica que é considerável o percentual de servidores que deixam cargos públicos por um concurso que assegure melhores salários ou pela iniciativa privada. “Dados do próprio governo mostram que cerca de 100 mil estão prestes a se aposentar. Em um universo de servidores ativos já em número insuficiente para o atendimento à população, esta é uma lacuna que precisa ser sanada”, avalia a Condsef.

Uma pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública, mostra, porém, que de 2002 a 2012 houve crescimento de 28% no número de servidores públicos federais ativos . Eram 883.192 e passaram para 1.130.460.

Desses, 57% são civis do Poder Executivo, 32% são militares, 9% do Judiciário e 2% do Legislativo. Ainda segundo o levantamento, o quantitativo de funcionários do Executivo era de 712.740 em 1988, passou para 486.912 em 2002 e subiu novamente em 2012, para 577.566.

Para a Condsef, a justificativa do Ministério do Planejamento de que não há recursos para investir no setor público neste momento não procede, pois anúncio feito pela Receita Federal na última quarta-feira mostra que a arrecadação de impostos no Brasil atingiu novo recorde e cresceu 4,08% em 2013. “Os servidores não vão aceitar argumentos falaciosos enquanto acordos firmados ainda em 2012 seguem pendentes”, informou a confederação.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra