domingo, 16 de março de 2014

Debate vai abordar contribuição previdenciária de servidores


BSPF     -     16/03/2014




A isenção da cobrança da contribuição previdenciária de servidores públicos inativos e pensionistas, objeto da Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) 555/06, será debatida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Debate Público PEC 555/2006 vai ser realizado pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social nesta segunda-feira (17/3/14), às 14 horas, no Plenário, atendendo a requerimento do deputado Anselmo José Domingos (PTC).

De acordo com a PEC 555/06, que tem como primeiro signatário o ex-deputado federal Carlos Mota (PSB-MG), ficariam isentos da contribuição previdenciária os servidores aposentados e pensionistas da União, Estados, Distrito Federal e municípios. Para isso, a PEC revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional 41, de 2003, a qual promoveu a reforma da previdência. O artigo que se quer retirar é o responsável pela cobrança previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos inativos e pensionistas.

A PEC 555/06 está pronta para a pauta do Plenário na Câmara dos Deputados e conta com o apoio de associações, sindicatos, federações, confederações e outras entidades de classe de trabalhadores.

Justificando a realização do debate público, o deputado Anselmo José Domingos observa que a decisão de cobrar a contribuição de 11% dos inativos ocorreu num momento em que se tentava reequilibrar as contas públicas. Mas ele ressalva que hoje, mais de dez anos após a aprovação da Emenda 41, “não ocorreu qualquer efeito positivo nas contas públicas”.

O deputado lembra ainda que a aprovação da Emenda 41 gerou enorme polêmica e motivou uma ação direta de inconstitucionalidade proposta por entidades de classe do Ministério Público. Ele recorda ainda que, apesar do voto contrário da relatora, para quem a proposta “configurava a violação de ato jurídico perfeito, protegido pela Constituição Federal”, a emenda acabou sendo aprovada no Congresso, sob protestos.

Na avaliação do deputado Anselmo José Domingos, o Congresso Nacional deve rever seu ato e a PEC 555/06 é a forma de fazer isso. “A PEC retroage os efeitos da emenda até o dia 1º de janeiro de 2004”, explica. Para ele, ao realizar um debate público sobre o tema, a ALMG se posiciona ao lado dos servidores inativos e pensionistas.

Para o debate público, foram convidados os presidentes: da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal em Brasília, Margarida Lopes de Araújo, e em Minas Gerais, Ilva Maria Franca Lauria; da delegacia regional do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Luiz Sérgio Fonseca Soares; da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni; do Sindicato dos Auditores Fiscais e Auditores Técnicos de Tributos Municipais de Belo Horizonte, Cristina Ayer Taveira; do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Edison Guilherme Haubert; e o ex-deputado federal Carlos Mota.

Fonte: Clic Folha

Conheça nossa página no Facebook


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra