quinta-feira, 6 de março de 2014

Ficha Limpa afasta 40 servidores do Judiciário


Blog do Josias     -     06/03/2014




Editada há um ano e meio pelo CNJ, a ‘Resolução da Ficha Limpa’ levou ao afastamento de 40 servidores do Judiciário. Foram ao olho da rua 21 ocupantes de funções comissionadas e 19 pessoas que exerciam cargos de confiança. Todos carregavam em suas biografias condenações definitivas ou sentenças proferidas por tribunais de segunda instância.

A resolução é de agostro de 2012. Baixou-a o ex-presidente do STF e do CNJ Carlos Ayres Brito, hoje aposentado. Por ora, o veto à contratação de condenados por improbidade ou crimes que resultam em inelegibilidade foi seguido —total ou parcialmente— por total 86 tribunais e conselhos de Justiça —o que equivale a 97% do Judiciário.

Segundo o CNJ, apenas três tribunais não cumpriram a resolução: o Tribunal de Justiça do Piauí, e dois Tribunais Regionais do Trabalho: o da 10ª Região, que cobre o Distrito Federal e Tocantins; e o da 13ª Região, da Paraíba. É espantoso saber que a folha salarial do Judiciário não está blindada contra condenados. É assombroso notar que ainda há tribunais que hesitam em livrar-se deles.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra