segunda-feira, 3 de março de 2014

Governo reduz viagens de servidores durante a Copa


Tai Nalon, Dimmi Amora e Flávia Foreque  
Folha de S. Paulo     -     03/03/2014




Medida visa contornar a alta nos preços de bilhetes e hotéis no período
Em deslocamentos inevitáveis, passagens são compradas com antecedência e estadia é feita em casas alugadas

A chamada inflação da Copa já assusta o governo, que age para contornar a disparada dos preços de passagens aéreas e hospedagem prevista para a época do evento.

A Folha apurou que órgãos federais dispararam circulares ou orientações informais instruindo seus servidores a evitar viagens no período. Se os deslocamentos são inevitáveis, porém, a estratégia é cotizar a locação de casas ou apartamentos.

A Polícia Rodoviária Federal repete experiência testada na Copa das Confederações, no ano passado, quando os preços também subiram.

Neste ano, com o deslocamento em massa de equipes para estradas próximas às cidades-sede --onde, nos cálculos do órgão, haverá aumento de até 50% no movimento de veículos--, policiais já se organizam para alugar casas em conjunto.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou comunicado há três semanas em que orientava a "comunidade acadêmica" a não pedir ajuda de custo para conferências, congressos e outros eventos nas cidades da Copa.

Atitude semelhante também vem sendo tomada pelo Ministério da Educação com bolsistas do Ciência sem Fronteiras. A Capes comprou com antecedência passagens para os bolsistas que terão que voltar ao país até junho, quando começam os jogos.

A iniciativa foi informada pela diretora de relações internacionais da agência, Denise Neddermeyer, em reunião no mês passado. De acordo com a ata do encontro, a compra adiantada dos bilhetes ocorreu "a fim de contornar os altos custos acarretados pelo período da Copa do Mundo"...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra