sexta-feira, 7 de março de 2014

Plenário pode votar PEC que dificulta criação de órgãos públicos


Agência Senado     -     07/03/2014




Apesar de a pauta estar destrancada, após a aprovação da MP 626/2013, as votações em Plenário continuam indefinidas. A única proposta na ordem do dia é a PEC 34/2013, do senador José Agripino (DEM-RN), que dificulta a criação e a extinção de órgãos públicos. No entanto, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, é preciso quórum qualificado para a aprovação - são exigidos três quintos dos senadores, ou 49 dos 81 votos.

Além disso, o governo já sinalizou que votará contra a proposta, que exige que a criação e a extinção de ministérios, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista se deem por lei complementar, e não por lei ordinária, como ocorre hoje.

– Isso engessa os governos. Para criar [instituições] é por lei, para extinguir tem que ser por lei – explicou Eduardo Braga.

Já Agripino observa que a administração pública sofre de um "desmedido inchaço" e argumenta que a mudança valorizaria o Poder Legislativo e contribuiria para a melhora da gestão pública.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra