sexta-feira, 14 de março de 2014

Políticos em cargos comissionados: Indicações sobem e causam polêmica


Alessandra Horto
O Dia     -     14/03/2014




O aumento de 9,9% de contratação de funcionários em cargos comissionados de 2012 para 2013, nas administrações públicas, divulgado pelo IBGE, revela um drama sofrido nas repartições de todo o país

Rio - O aumento de 9,9% de contratação de funcionários em cargos comissionados de 2012 para 2013, nas administrações públicas, divulgado ontem pelo IBGE, revela um drama sofrido nas repartições de todo o país. Os que atuam em cargo de indicação política são os maiores responsáveis pelo afastamento de servidores estatutários, segundo a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).

O secretário-geral da entidade, Josemilton Costa, aponta que assédio moral e perseguição são comuns nas repartições estaduais e na administração pública como um todo. Ele é categórico ao dizer que os “comissionados não têm comprometimento com a coisa pública e são os principais responsáveis pelo afastamento por doença ou até mesmo pela demissão dos servidores perseguidos”.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, em relação a 2012, o total de servidores caiu 0,3%. Destaque para as quedas de 17,1% entre os regidos pela CLT e de 1,7% entre os estatutários. “Os governos estão substituindo servidor por indicados políticos. E estes funcionários acabam sendo responsáveis por instaurar inquéritos administrativos e disciplinares nos servidores. O que tem aumentado problemas de saúde, psicológico e de convivência nas repartições”, diz Costa.

MAIS COBIÇADOS

Para Josemilton Costa, cargos em ministérios, secretarias e autarquias são os mais cobiçados e onde se destinam mais verbas para comissionados: “Se observa um loteamento das principais funções exercidas e há pressão de partidos para preenchimentos dessas vagas”.

ATENDIMENTO

Outro problema apontado pela Condsef é a queda da qualidade do serviço prestado ao cidadão por quem ocupa cargo em comissão: “Eles vêm da iniciativa privada e não sabem lidar com o dia a dia de uma repartição pública e acabam comprometendo a execução das atividades”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra