domingo, 23 de março de 2014

Servidores reintegrados


BSPF     -     23/03/2014




Mais uma reunião entre a Condsef e a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento terminou sem avanços essa semana. Nesta quinta-feira a Condsef esteve na SRT para seguir negociando a pauta de reivindicações dos servidores anistiados e reintegrados à administração pública. Três temas foram destaque: a inclusão dos servidores no Regime Jurídico Único (RJU), a implantação de tabela remuneratória para a categoria e o debate sobre direitos celetistas. 

Nenhum dos assuntos abordados sofreu avanços significativos. Para a Condsef essa postura reflete mais uma falta de vontade política do governo do que a presença de obstáculos concretos para a solução das demandas apresentadas. O Planejamento informou que na próxima semana haverá uma reunião com representantes do governo para discutir a situação dos reintegrados e que logo em seguida agendará nova rodada de negociações com a Condsef.

Na ótica do Planejamento, todos os itens que fazem parte da pauta de reivindicações dos reintegrados possuem algum empecilho. No caso da transposição desses servidores para o RJU, ainda que com os argumentos apresentados pela Condsef de que existe embasamento legal para o enquadramento, o Planejamento disse que o governo está esperando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto. O relator que trabalha na discussão envolvendo o tema, ministro Antônio Toffolli já apresentou voto favorável aos trabalhadores. A Condsef segue acompanhando e manterá a categoria informada de novidades sobre o assunto.

Quanto a criação de uma tabela remuneratória para esses servidores, a SRT voltou a dizer que o governo segue debates internos, mas que ainda não se chegou a nenhuma definição. A Condsef pediu urgência na discussão do tema já que há trabalhadores fora de qualquer tabela salarial e que estão recebendo uma remuneração bem inferior a de qualquer tabela. As cobranças vão continuar sendo feitos ao Planejamento.

Entre elas a busca de direitos para reintegrados celetistas. A Condsef voltou a informar que nenhum órgão está cumprindo direitos garantidos na CLT a esses trabalhadores e cobrou do Planejamento a divulgação de orientações para que os direitos garantidos em lei sejam respeitados também para os reintegrados.

As interlocuções para buscar o atendimento de todas as reivindicações dos reintegrados vão continuar.

Com informações da Condsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra