quarta-feira, 9 de abril de 2014

Presidente da Funpresp faz palestra em Fórum do MPOG


BSPF     -     09/04/2014




Brasília – Durante o VII Fórum de Gestão de Pessoas da Administração Pública Federal, organizado pela SEGEP-MPOG (Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), o diretor presidente da Funpresp, Ricardo Pena, ministrou palestra sobre os benefícios do Plano de Previdência Complementar Exec-Prev, criado pelo governo federal, a partir das mudanças na legislação previdenciária ocorridas em 4 de fevereiro de 2013.

O evento contou com a participação de mais de 80 representantes da área de gestão de pessoas de órgãos públicos federais em Brasília. O objetivo foi apresentar o Plano e esclarecer as dúvidas dos gestores. Na ocasião, os presentes foram lembrados que o órgão, como patrocinador, deve ter o compromisso de disponibilizar informações sobre os benefícios para os seus servidores. “O nosso papel é oferecer os dados. Cabe a ele a decisão pela adesão. Por isso, a importância de adquirir e ofertar o máximo de conhecimento”, afirmou Ricardo Pena.

A título de reforço, o diretor da Funpresp citou os três tipos de previdência existentes atualmente: Regime Geral de Previdência Social (INSS), Regime Próprio de Previdência Social e Regime de Previdência Complementar. A Funpresp se enquadra neste último, que é facultativo e baseado em regime de capitalização. Apesar disso,
a entidade não visa lucro, permitindo que 100% da rentabilidade líquida seja voltada para o participante.

Ricardo Pena esclareceu que o Plano ExecPrev está apto para receber os servidores recém ingressos no serviço público, assim como os participantes de outros planos. Ele destacou algumas vantagens, como a paridade contributiva, quando cada real contribuído pelo participante, é dobrado pelo patrocinador, até o limite de 8,5% da remuneração. Outros diferenciais, como a gestão compartilhada, a dedução de imposto de renda e a possibilidade de restituição, caso o participante solicite exoneração do órgão também foram destacados.

Adesão – Os servidores interessados em fazer adesão, podem realizar um simulado na página da Funpresp. Após a simulação, o servidor pode acessar o formulário de requerimento e aderir ao Plano ExecPrev ou LegisPrev. Para tanto, basta preencher, imprimir três vias e entregar na área de Gestão de Pessoas do órgão em que trabalha.

Fonte: Funpresp


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra