segunda-feira, 7 de julho de 2014

Greve de servidores de institutos e universidades federais é suspensa


BSPF     -     07/07/2014




Profissionais ligados ao Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) decidiram suspender a greve de professores e técnicos administrativos de institutos federais de educação e do Colégio Pedro 2º (Rio de Janeiro) a partir do dia 10 de julho. A medida foi acordada em assembleia realizada nesse sábado (5).

Segundo Silvana Schuler Pineda, coordenadora geral do sindicato, os servidores permanecerão em estado de greve -- significa que a qualquer momento poderão fazer uma nova paralisação -- por tempo indeterminado.

A decisão ocorreu depois de uma liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) , do dia 17 de junho, que determinou que os profissionais dos institutos e universidades federais voltassem ao trabalho, sob pena de multa de R$ 200 mil por dia.

O entendimento da Justiça foi baseado em um acordo para reestruturação remuneratória firmado em 2012 entre o governo e os servidores públicos federais, o que não é reconhecido pelo Sinasefe, que atualmente representa a categoria. O acordo sobre o qual a Justiça se baseia estabelece que os trabalhadores não poderiam fazer greve até março de 2015. Para o STJ os grevistas são servidores públicos, o que agrega responsabilidades que devem ser atendidas.

De acordo com Gibran Jordão, coordenador da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), a entidade suspendeu a greve no dia 25 de junho e desde então os técnicos administrativos têm retomado as atividades.

Gibran informou ainda que nesta quarta-feira (9) está agendada uma reunião com o governo para o início das negociações com a categoria.

Greve

No caso dos técnicos administrativos, a greve foi motivada, segundo os profissionais, pelo descumprimento de um acordo de 2012 em que o governo se propôs a fazer um redimensionamento do corpo de funcionários; a racionalização de antigos cargos; o reposicionamento de aposentados; a democratização dos cargos nas instituições de ensino e uma análise das terceirizações.

Já os docentes pedem a reestruturação da carreira, a reposição de perdas salariais com a inflação, entre outras demandas.

Os servidores das instituições federais de ensino superior estavam em greve desde o dia 17 de março. A paralisação dos institutos federais foi deflagrada a partir de 21 de abril e os técnicos administrativos e professores do Colégio Pedro 2º paralisaram suas atividades no dia 17 de maio, com uma adesão de 80%, de acordo com o Sindscope (Sindicato dos Professores do Colégio Pedro 2º).

Segundo o Sinasefe, servidores de 19 Estados aderiram à greve, abrangendo 163 instituições.

 Com informações da Agência Brasil e UOL


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra