terça-feira, 15 de julho de 2014

MPF questiona Senado sobre contratação de servidores comissionados


Agência Brasil     -     15/07/2014




O Ministério Público Federal (MPF) pediu informações ao Senado sobre o número de cargos comissionados da Casa. Entre os questionamentos anexados a uma Ação Civil Pública que trata do assunto, o MPF solicitou informações sobre todo o quadro de servidores comissionados do Senado, a situação de candidatos aprovados em concursos públicos ainda vigentes, bem como explicações sobre “o alegado nepotismo” na nomeação de alguns desses servidores.

O MPF também pediu a adequação do quadro de servidores ainda este ano, para que o número de comissionados trabalhando no órgão não represente mais do que um terço do total de servidores em exercício. O Ministério Público também recomenda que metade dos cargos comissionados do Senado sejam preenchidos por servidores efetivos do órgão.

Em ofício divulgado hoje (15), o MPF considerou a situação no Senado “grave”, uma vez que há mais servidores comissionados do que servidores efetivos trabalhando no órgão. Atualmente, 3.244 funcionários do Senado são comissionados, ante 2.954 efetivos.

O MPF alerta, inclusive, que a situação deve se agravar, uma vez que mais de 700 funcionários efetivos estão prestes a se aposentar e o concurso vigente expira esse mês. O maior questionamento do Ministério Público, no entanto, é sobre a atividade exercida por vários desses servidores comissionados. Muitos deles estão em atividades executivas, como auxiliares parlamentares e motoristas, reservadas a servidores efetivos.

“A Constituição da República Brasileira prevê em seu Artigo 37, inciso V que os cargos em comissão serão criados excepcionalmente. Assim, é natural que, sendo os cargos em comissão apenas admitidos excepcionalmente e para atribuições muito específicas (de direção, chefia ou assessoramento), existam tais cargos em número muito inferior ao do número de cargos efetivos”, argumentou o procurador da República Anselmo Henrique Lopes.

Em outubro do ano passado, o próprio MPF abriu, por iniciativa própria, um inquérito sobre o mesmo tema. Na época, o Senado não apresentou respostas aos questionamentos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra