quinta-feira, 3 de julho de 2014

Reunião entre Ministério da Cultura e servidores termina sem acordo


Agência Brasil     -     03/07/2014    




A reunião de hoje (3) entre o Ministério da Cultura e servidores que fizeram greve entre maio e junho terminou sem grandes avanços na negociação trabalhista. De acordo com o ministério, o acerto do encontro, que se deu em Brasília, foi a oficialização da compensação dos dias cortados do ponto dos grevistas, mas, segundo representantes dos servidores, nesse item também não se chegou a um resultado satisfatório.

"Foi definida a revogação do corte de ponto, mas isso já era uma determinação do juiz. A gente quer o pagamento imediato em uma folha suplementar, mas o Ministério do Planejamento determinou que vai ser na folha de julho. Dessa forma, é pior, porque terá mais desconto do Imposto de Renda", disse a servidora Fernanda Castro, do comando nacional de greve. Uma assembleia que já estava convocada para discutir a reunião, na tarde de hoje, vai deliberar também sobre a possibilidade de retorno à greve, que durou mais de 30 dias.

Fernanda afirma que as lideranças do movimento não reconhecem a reunião como uma mesa de negociação, porque não houve participação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), que decide sobre os acordos que impactam o Orçamento. Segundo a assessoria de imprensa do Mpog, o ministério não foi convocado na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a negociação. Além disso, informou que a discussão em torno do plano de cargos e salários, por enquanto, deve ser feita internamente entre o Ministério da Cultura e seus servidores, para depois ser levada ao Planejamento.

Sobre as propostas do Ministério da Cultura, a servidora também é crítica: "Eles querem montar uma comissão para discutir o plano de carreira para 2016. Nossa pauta é para 2015", argumentou. O ministério confirma que sua proposta é criar um grupo de trabalho para discutir as reivindicações.

Representantes dos servidores foram ao STJ para ver formas de derrubar a liminar do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que pôs fim à greve e se colocou como mediador das negociações. A decisão determinou que a administração pública deve negociar com os servidores, o que, na visão deles, não está ocorrendo, apesar da reunião de hoje. O Ministério da Cultura disse que está e continuará negociando. O Mpog também se posicionou dizendo que a decisão está sendo cumprida "à risca".

Os servidores reivindicam um plano de carreira melhor, maior participação na formulação das políticas públicas na área de cultura e uma reunião com o Mpog para tratar da questão salarial. O Ministério do Planejamento já declarou, contudo, que não vai autorizar aumentos salariais neste ano, para evitar impacto fiscal e porque ainda está em vigor acordo assinado pela Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), que garantiu reajuste de 15,4% distribuídos por três anos – 2013, 2014 e 2015.

À frente da greve, a Condsef afirma que um acordo assinado especificamente com os servidores da área de cultura, no ano anterior, previa negociação das pautas reivindicadas em até 180 dias, o que não ocorreu.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra