sábado, 2 de agosto de 2014

Administrativos da Polícia Federal irá paralisar atividades na próxima quinta-feira


BSPF     -     02/08/2014




A paciência dos servidores administrativos da Polícia Federal chegou ao limite. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira (31), a categoria decidiu subir o tom contra o Governo Federal e irá paralisar atividades na próxima quinta-feira (7). As principais reivindicações são a retomada das negociações sobre a reestruturação da carreira e a recomposição da força de trabalho da categoria, mediante a nomeação imediata dos candidatos aprovados em concurso público realizado em fevereiro.

Com a paralisação, serviços como emissão de passaportes, controle migratório, fiscalização de atividades de segurança privada, entrada de produtos químicos importados no país e o suporte à atividade policial serão diretamente afetados.

Falta de pessoal

De acordo com dados do Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a categoria administrativa corresponde hoje a apenas 17,86% do efetivo da Polícia Federal — menor percentual dos últimos 30 anos. A carência de pessoal é tão grande que, em alguns setores, servidores relatam dificuldades para marcar férias porque o afastamento do local de trabalho inviabilizaria a prestação do serviço.

Para suprir a necessidade de servidores administrativos, a PF realizou concurso em fevereiro deste ano, no qual foram oferecidas 566 vagas. “Muito pouco perto da necessidade real”, afirma o presidente do SINPECPF, sindicato que representa a categoria, João Luis Rodrigues Nunes. Como o certame foi homologado em junho, a nomeação dos aprovados pode ocorrer durante o período eleitoral sem nenhum problema.

Confiando em prognóstico do Planejamento de que as nomeações se dariam no início de julho, a PF decidiu pular etapas e convocou antecipadamente os aprovados para entrega dos exames e documentos necessários para a posse. Essa convocação ocorreu no final de junho e contou até mesmo com entrevistas para definir o local ideal de lotação de cada um dos candidatos. O objetivo da PF com a medida era acelerar a posse dos aprovados.

Na expectativa de serem nomeados logo, conforme previa a PF, alguns dos aprovados deixaram empregos e se mudaram para as localidades onde seriam lotados, contraindo dívidas. A PF solicitou ao Planejamento urgência nas nomeações não apenas dos aprovados, mas também na de 135 excedentes para quais já existem cargos vagos. A matéria está há um mês no gabinete da ministra Miriam Belchior à espera de assinatura.

Fonte: SINPECPF


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra