sábado, 16 de agosto de 2014

Assinado acordo entre sindicato e diretoria do IBGE


ALESSANDRA HORTO
O DIA     16/08/2014




Salário de julho e demais valores cortados serão pagos com os vencimentos em setembro

Rio - A Executiva Nacional do Assibge e a direção do IBGE já assinaram o acordo que formalizou o encerramento da greve da categoria, que durou 79 dias. Segundo o documento, os salários cortados serão devolvidos mediante a reposição dos dias parados. Os valores da folha de pagamento de julho e os atrasados serão creditados no mês de setembro.

O acordo estabeleceu também que as horas paralisadas serão transformadas em um banco. A compensação será de, no mínimo, 20 horas mensais e, no máximo, duas horas por dia. Não haverá compensação aos sábados, nem extraordinariamente.
O acerto dos dias parados vai ocorrer até que os trabalhos sejam colocados em dia, de acordo com o cronograma da instituição. Segundo a associação, levantamento dos serviços que estão atrasados é feito por cada unidade e setor para que, posteriormente, seja de conhecimento dos servidores.

Ao final da reposição, a direção do IBGE vai reavaliar a necessidade de continuidade de reposição das horas paradas.

Ainda de acordo com a direção do IBGE, não haverá retaliação ou qualquer perseguição aos grevistas. Também houve compromisso de desbloquear ramais ou webmails de servidores que estejam bloqueados.
Sobre os 189 funcionários temporários que não tiveram os contratos renovados pela direção do IBGE, o sindicato se comprometeu em promover uma campanha nacional pela reintegração dos trabalhadores pelo órgão.

Outro acordo assinado pelos servidores e o IBGE tratou sobre a criação dos dois grupos de trabalho. Um vai analisar a proporção de funcionários estatutários e temporários. Atualmente, são seis mil servidores e 4.500 trabalhadores que atuam por contrato, que são renovados a cada três meses.

Os dois grupos terão atuação do mesmo número de integrantes do sindicato e da diretoria do IBGE. Está prevista a liberação dos pontos de trabalho dos membros do sindicato que vão integrar na equipe.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra