sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Paraíba é o 4º em servidores federais


Jornal da Paraíba     -     01/08/2014




A Paraíba é o quarto Estado do Nordeste em número de Servidores Públicos federais do Poder Executivo. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 30.733 servidores estão lotados na Paraíba, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. O número representa 0,82% da população paraibana. Na região, apenas os Estados de Pernambuco (52.332), Bahia (45.909) e Ceará (39.315) têm um efetivo maior.

Entre os servidores federais lotados na Paraíba, 15.267 são ativos, 10.331 aposentados e 5.135 pensionistas. O Ministério da Educação concentra o maior número: 17.913, o que representa 58,29% de todos os servidores. O Ministério da SAÚDE aparece em segundo, com 4.019, e a Integração Nacional em terceiro, com 1.411. Já o Ministério das Comunicações e o de Minas e Energias possuem o menor efetivo, com nove e 20, respectivamente.

Dos 27 órgãos e ministérios do Poder Executivo, não há representatividade na Paraíba em oito deles: Cidades; Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Esporte; Governos dos Ex-Territórios; Relações Exteriores; e Turismo.

Os dados divulgados pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/ MP) na edição de ontem do Diário Oficial da União inclui a relação de servidores e de empregados públicos no âmbito do Poder Executivo Federal que integram o Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).

São 757.158 em todo o país.

Os dados constam da Portaria nº 156, Seção 1 do DOU, p. 100 a 103 e abrangem os grupos de pessoal efetivos, comissionados e temporários. Os dados por Estado não incluem os empregados públicos ligados a empresas federais. A medida atende determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014, que exige a divulgação anual na internet, no Portal da Transparência e em espaços similares, dos quantitativos de pessoal existentes (efetivos, comissionados e temporários). A exigência também se aplica aos poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público da União e à Defensoria Pública da União.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra