quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lewandowski pede reajuste salarial para o Judiciário em discurso de posse


Amanda Almeida e Eduardo Militão
Correio Braziliense     -     10/09/2014




Novo presidente do STF foi fortemente aplaudido ao dizer que magistrados estão com baixa autoestima

Ao lado da presidente Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) - representantes dos Poderes que definem os gastos públicos -, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, usou seu discurso de posse, na tarde desta quarta-feira (10/9), para cobrar reajuste salarial no Poder Judiciário.

"Particular atenção será dada à recuperação de suas perdas salariais, de modo a garantir-lhes uma remuneração condigna com o significativo múnus público que exercem, bem como assegurar-lhes adequadas condições materiais de trabalho, além de proporcionar-lhes a oportunidade de permanente aperfeiçoamento profissional mediante cursos e estágios aqui e no exterior", disse Lewandowski, ao mencionar as metas dos seus dois anos à frente da Corte.

No fim de agosto, o STF enviou ao Congresso proposta para elevar os vencimentos de juízes, desembargadores e ministros. Na proposta orçamentária para 2015, enviada pela presidente ao Congresso em 1º de setembro, no entanto, Dilma não atendeu aos pedidos de reajustes do Judiciário, do Ministério Público e do TCU.

Lewandowski foi fortemente aplaudido ao dizer que os magistrados estão com baixa autoestima. "Por fim, deveremos restaurar a autoestima dos honrados magistrados e operosos servidores do Poder Judiciário, cuja importância, no tocante à relevante tarefa de pacificação social, que realizam diuturna e anonimamente, não tem sido adequadamente reconhecida pela sociedade e autoridades em geral."

No discurso de posse, Lewandowski disse ainda que o STF vai procurar dar celeridade e efetividade aos processos que chegam a Corte.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra